Curly Hair


Foi já com mais de 18 anos que aceitei definitivamente os meus caracóis. O meu marido e os meus filhos viram-me uma única vez de cabelo esticado, no dia em que participei no dia do modelo XL, de resto sempre usei o meu cabelo ao natural.
O ano passado como sabem, cortei o meu cabelo bastante curtinho e acreditem ou não ele cresceu muito e mais saudável. Todos temos receio em cortar o cabelo, mas se o tiverem em mau estado acreditem que vale a pena dar o passo e cortar, depois verão como nasce mais bonito.

Mas, hoje quero falar-vos de como arranjo o meu cabelo porque ao partilhar na página do Facebook o meu óleo favorito percebi que havia imensa gente que não conhecia.

***
J’avais déjà 18 ans quand j’ai accepté définitivement mes cheveux bouclés. Mon mari et mes enfants ne m’ont vu qu’une fois avec des cheveux lisses et c’était le jour de l'evènement Dia do modelo, sinon ça a toujours été avec mes cheveux naturels.
L’année dernière comme vous le savez, j’ai coupé mes cheveux très courts et croyez-moi ça a déjà bien poussé et en très bonne santé. On a tous un peu peur de couper les cheveux, mais s’ils sont en mauvais état coupez-les sans hésiter car ça vaut vraiment la peine, après vous verrez comme ils pousseront beaucoup mieux et plus jolis.

Mais, aujourd’hui je veux vous parler de comment je traite mes cheveux car en partageant sur la page facebook du blog mon huile préférée je me suis rendue compte qu’il y avait beaucoup de gens qui ne le connaissaient pas.

Para lavar o cabelo confesso que mudo várias vezes de marcas e de produtos porque não gosto de "viciar" o meu couro cabeludo. Ultimamente tenho-me virado cada vez mais para produtos naturais e estou a gostar bastante desta marca que tem produtos de qualidade e com óleos que eu gosto.

***
Pour laver mes cheveux j’avoue que je change souvent de marques et produits car je n’aime pas “habituer” mon cuir chevelu. Dernièrement je me tourne de plus en plus vers des produits naturels et j’aime beaucoup cette marque car ils ont des produits de qualité et avec des huiles que j’aime bien.

  
Para amaciador e máscara de cabelo uso a mesma filosofia. Neste momento uso o amaciador Fructis uma vez por semana quando lavo o cabelo (sim, uma vez por semana no inverno chega-me perfeitamente). E a máscara aplico uma vez por mês.

***
Pour ce qui est de l’après-shampoing et masque j’ai la même philosophie. En ce moment j’utilise l’après-shampoing Fructis une fois par semaine quand je lave mes cheveux (oui, en hiver une fois par semaine c’est suffisant pour moi). Et le masque je l’applique une fois par mois.


Depois, existem cuidados que tenho, como aplicação de óleo de rícino uma vez por semana. Não só nos cabelos, mas também nas sobrancelhas (que têm falhas devido a umas asneiras passadas) e nas pestanas. Garanto-vos que este óleo é milagroso, além de reforçar o cabelo/pelo, torna-o mais hidratado, brilhante e ajuda no crescimento.
Como faço? Simples.
Este óleo é bastante espesso, para quem dificuldade em tocar neste tipo de produto usem luvas.
Uma vez por semana, à noite, encho bem a minha mão com óleo de rícino e passo em todo o cabelo, massajando o couro cabeludo. Atenção que se tiverem o cabelo oleoso, aconselho vivamente a passarem do meio do comprimento até às pontas apenas.
Depois de estar o couro cabeludo e o cabelo bem besuntado, faço um coque no cimo da cabeça. Aconselho-vos a usarem uma fronha de algodão especifica para estes dias, é o que faço.
Na manhã seguinte, basta lavarem bem o cabelo e o óleo desaparece.

***
Après, il y a des soins que je fais, comme appliquer de l’huile de ricin une fois par semaine. Pas seulement sur les cheveux, mais aussi sur les sourcils (qui ont quelques trous dû à quelques conneries faites dans le passé) et sur les cils. Je vous garantis cette huile est miraculeuse, en plus de renforcer les cheveux/poils, ça les rend plus hydratés, brillants et aide dans la croissance.
Comment je fais ? Simple.
Cette huile est très épaisse, pour celles qui n’aiment pas toucher ce genre de consistance il vaut mieux prévoir des gants.
Une fois par semaine, la nuit, je mets une bonne quantité d’huile de ricin sur mes mains et je fais un massage avec les pointes des doigts sur tout le cuir chevelu. Attention, si vous avez des cheveux à tendance gras je vous conseille vivement de le faire que du milieu des cheveux jusqu’aux pointes. L’huile de coco est très bien aussi pour ce type de cheveux.
Après avoir le cuir chevelu bien imbibé, je fais un coque en haut de la tête. Je vous conseille d’utiliser un taille oreiller en coton spécifique pour ces jours, c’est ce que je fais.
Le lendemain matin, il vous suffit de bien laver vos cheveux et l’huile disparaît.


Ainda com o cabelo bem molhado e de cabeça para baixo aplico o leave-in mais maravilhoso que alguma vez pude encontrar. Aplico uma noz deste creme na mão, esfrego e passo em todo o comprimento do cabelo, sem tocar na raiz. Depois com a mão amachuco o cabelo para que os caracóis voltem ao seu formato. Com uma antiga t-shirt de algodão retiro o excesso de água e produto fazendo o movimento da ponta do cabelo até à raiz amachucando o cabelo. Nunca mais usei toalhas turcas e esta t-shirt passou a ter apenas esta finalidade.
E é aqui que os meus filhos se riem de cada vez que olham para mim, abano a cabeça de trás para a frente, para os lados, como uma autêntica guitarrista de um grupo de rock. Sim, eu adoro volume e por isso preciso "descolar" o cabelo na raiz.

***
Avec les cheveux encore bien mouillés et la tête en bas j’applique le leave-in le plus merveilleux que je n’ai jamais utilisé. J’applique une noix de ce crème sur la main, je le mélange bien avec les deux mains et je l’étale sur toute la longueur de mes cheveux, sans toucher la racine.
Après avec ma main je presse mes cheveux en partant des pointes vers la racine pour que les boucles reprennent leur forme. Avec un vieux t-shirt en coton j’enlevé l’excès d’eau et produit en pressant toujours les cheveux venant des pointes vers la racine.
Je n’ai plus jamais utilisé les serviettes de bain et ce vieux t-shirt n’a plus que cette fonction.
Et c’est là que mes enfants rigolent toujours quand ils me regardent, car je bouge ma tête en avant et arrière, des côtés, comme une vraie guitariste d’un groupe de rock. Oui, j’adore le volume et je fais ça pour « décoller » les cheveux à la racine.


Quando estou com pressa seco o cabelo com secador, mas SEMPRE no frio, pode demorar um bocadinho mais de tempo, mas faz toda a diferença. Quando posso ficar com ele molhado então passo a vida a abanar a cabeça e a amachucar os cabelos para que os caracóis fiquem com volume e definidos.

E agora perguntam vocês, mas onde podemos comprar estes produtos, Ana?


Ora então... os shampoos, amaciador e máscara como já vos disse mudo imensas vezes e gosto de vários produtos por isso escolham o que mais gostam e pronto.
Depois o mais importante a meu ver é mesmo o óleo de rícino e o leave-in.
Em Portugal podem comprar o óleo de rícino no Celeiro ou em farmácias. Mas o que compro é a meu ver muito mais vantajoso (€€€). Compro pelo site iherb e é este.
O leave-in também só compro neste site porque em loja nunca encontrei. Acreditem que isto não é publicidade. Falo mesmo do que uso e do que gosto. Além de que quando fazem uma compra no site, uma percentagem fica como saldo na vossa conta cliente e serve de desconto na compra seguinte. Das duas vezes que encomendei tudo correu lindamente, sem problemas e a data de entrega foi cumprida.

Pronto, aqui estão todos os detalhes de como trato destes caracóis que adoro.

***
Quand je suis pressée je sèche mes cheveux avec un sèche-cheveux, mais TOUJOURS à froid, ça peut prendre un peu plus de temps, mais ça fait toute la différence. Quand je peux rester avec mes cheveux mouillés alors je passe le temps à les presser de haut en bas et à bouger la tête de tous les côtés pour que les boucles restent définies et avec du volume.

Et maintenant vous me demandez, mais où pouvons-nous acheter ces produits, Ana ?

Alors, les shampoings, après-shampoings et masques comme je vous ai déjà dit je change très souvent et j’aime plusieurs produits donc choisissez ce que vous aimez et voilà.
Après le plus important je trouve c’est l’huile de ricin et le leave-in.
Vous pouvez trouver cette huile dans les pharmacies. Mais moi je l’achète sur le site iherb car c’est beaucoup plus avantageux ($$$).
Le leave-in aussi je n’achète que sur ce site car je ne l’ai jamais trouvé en magasin.
Croyez-moi ceci n’est pas de la publicité. Je vous parle vraiment de ce que j’utilise et que j’aime.
En plus, quand vous faites un achat sur le site, un pourcentage du montant total de l’achat reste sur votre compte et est à déduire sur le prochain achat. J’ai déjà commandé sur le site deux fois et tout s’est bien passé, sans problèmes et la date de livraison prévue a été respectée.

Et voilà, tous les détails de comment je traite mes boucles que j’adore sont ici.

18 comentários:

  1. Muito obrigada pelas dicas! Feliz Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre às ordens Sandra :)
      Muito obrigada, excelentes festas!

      Eliminar
  2. Ana. O teu cabelo é lindo!!! :)

    Lavas o cabelo só 1x por semana, ele não fica oleoso? Eu adorava não ter de lavar tantas vezes, mas passados 2 dias ele começa a ficar oleoso na raíz, de tal forma que não consigo dormir nem andar por aí com ele nesse estado... fico com nojo de mim própria xD lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mil mercis :)

      Sim, lavo apenas uma vez por semana e vou molhando o comprimento (nunca o couro cabeludo) quando tenho de o pentear durante a semana. O cabelo encaracolado é muito diferente do liso, ou seja, é um cabelo mais seco e com tendência a secar e não a ficar oleoso. Em todo o caso o meu, acreditas que nunca tive cabelo oleoso? E ainda bem. Pelo que dizem os cabeleireiros com quem falei a oleosidade dos cabelos pode ser agravada com produtos agressivos para o couro cabeludo assim como excesso de lavagens.
      Em todo o caso, jamais andaria com cabelo sujo na rua, mas acho que isso depende muito do cabelo de cada um, o mais importante é saber gerir os nossos cabelos escolhendo os melhores produtos :)

      Eliminar
  3. Que cabelãããão, Ana! Serious hair envy over here :p

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida Joana tu lá precisas de invejar cabelo <3 Além de seres uma miúda gira que dói esse ar irreverente do teu cabelo (agora curto) fica-te maravilhosamente bem!
      Beijinho grande minha querida.

      Eliminar
  4. Muito obrigada Ana!
    O óleo de rícino tb uso por vezes como desmaquilhante e para colocar ao redor das palpebras "sem deixar entrar dentro dos olhinhos, lol" pois disseram me que tb é um poderoso antirrugas e para aquelas linhas que se formam mesmo qd a pessoa é jovem, acho que funciona bem.
    Os outros produtos vou tentar chegar a eles ;) tenho o cabelo encaracolado que desde que a minha mãe me apanhou a engomá lo com o ferro de passar roupa, tinha eu 12 anos, lol, ela optou por me pôr a desfrizar o cabelo.... Passados 50 anos acho que cabelo com caraçois como os teus é muito, muito bonito! Será que a idade faz mudar os gostos ou é mesmo dos "neurónios enrugados" pelo tempo? rsrsrsrs .
    O teu cabelo é lindíssimo e fica te muito bem!
    Beijinhoooo e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida Manela, mil mercis pela partilha. Também vou começar a usar como desmaquilhante quando me maquilhar!
      Eu acredito sobretudo que a idade (ou a vivência mais propriamente) nos ajuda sobretudo a ver a beleza de uma forma diferente, sem moldes. Eu também tinha muita dificuldade em aceitá-los e hoje não me consigo imaginar sem caracóis.
      Se precisares de algum produto diz que eu mando vir na próxima encomenda que eu fizer :)

      Enorme beijinho e obrigada eu!

      Eliminar
  5. Que cabelo maravilhoso! Fogo! Adorava ter igual! Tenho de experimentar as tuas dicas ;)

    Um beijinho dourado,
    O Biquíni Dourado
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida muito obrigada!
      Experimenta sim e verás que dá resultado :)
      Beijinho grande

      Eliminar
  6. Eu acho que te ficam muito bem os caracois.
    No meu caso,o meu companheiro gosta de me ver com o cabelo ondulado,mas a minha filha nao gosta. Eu tambem prefiro o cabelo esticado,so que me cai muito cabelo....Manela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manela! Também tive uma fase em que me caía imenso cabelo e tive mesmo de o cortar, conselho do médico. Mas, já falaste disso ao médico? Fala e porque não umas análises?
      Beijinho grande

      Eliminar
  7. O cabelo é quase a sua imagem de marca e felizmente é lindo!Como tenho o cabelo mais liso do mundo adoro caracóis,e os seus parecem muito saudáveis!Acho que nem a consigo imaginar de cabelo liso.Quanto ás suas dicas acho que não dão para mim é que para além de liso o meu cabelo é extremamente oleoso e como é curto se calhar nunca mais me livrava da gordura!Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade que hoje em dia vejo os meus caracóis como algo que define a minha aparência e jamais me veria novamente sem eles :)
      Como digo no post, cabelos oleosos não é aconselhável a não ser no comprimento ou pontas, mas tendo o cabelo curtinho já é mais complicado, mas acredito que esteja hidratado.
      Beijinho grande

      Eliminar
  8. Bom Dia,

    Eu adoro o teu cabelo é tão bonito!
    Confesso que quando o cortaste foi um choque mas acho que foi o melhor que fizeste... dá-te um ar tão jovem e elegante!

    Beijinho
    E.H

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já viste como cresce rápido? É mesmo só cabelo e um corte foi o melhor que podia ter feito.

      Beijinho grande e enorme merci!

      Eliminar
  9. O meu cabelo e ondulado mas toda a vida o estiquei. A minha filha acha que faço bem. O meu marido acha que faço mal. Ser ou nao ser, eis a questao!
    A ti fica-te muito bem o cabelo com caracois. Eu precisava que alguem me desempatasse....nao tenho a certeza de qual gosto mais! Beijinhos Manela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manela e que tal deixar os caracóis e quando não apetecer basta esticar, agora até existem umas escovas super rápidas e (algumas) bastante eficazes?
      Beijinho

      Eliminar

Feel welcome!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...