Participação - E SE FOSSE CONSIGO?


Foi também através deste programa que passaram a conhecer-me, sim, conhecer-me verdadeiramente.
As fotografias que partilho convosco mostram a minha imagem, o formato da minha cara e do meu corpo, mas não vos mostram quem eu sou verdadeiramente, talvez por isso e pela gentileza da jornalista que me contactou, a Ana, eu aceitei este desafio. Como sabem muitos meses passaram entre a gravação e o dia em que foi "para o ar".
Dia 25 de Abril, que dia incrível para eu partilhar a minha libertação, a minha caminhada. Nem eu nunca sonhei que as datas seriam assim, mas o universo alinha os astros e tudo acontece como tem de acontecer.
Naquela noite eu assisti ao programa como todos vocês, não sabia o que me esperava e posso dizer-vos que já nem me lembrava de metade da conversa, afinal apenas desabafei com aquela miúda que estava ali para simplesmente me ouvir... tudo fluiu e eu não gravei nada, tudo saiu do meu coração.
Naquela noite pedi ao marido que não fizesse comentários, nem me olhasse, ele sentado no sofá assistia ao programa e eu escondida entre almofadas ao lado dele revivia cada palavra. No fim ele apenas disse "Tenho muito orgulho na pessoa que és. Foste tão tu". E aquilo sim encheu o meu coração e fez-me sentir que TUDO valeu a pena.
Foi também a partir daquela noite que muita gente chegou até mim, que muita gente viu em mim aquele "ouvido" que precisava. Não foi fácil para mim não poder agir, dar um abraço a cada um(a) que demonstrou tanto carinho. Afinal agora muitos me conheciam verdadeiramente. Não precisaram tocar-me, não precisaram ter o meu corpo frente-a-frente, não. Conheceram a minha alma, sem filtros e sem distorção dos media como toda a gente receia.
A SIC foi fiel, a sic guardou e respeitou a minha essência, a sic conheceu-me através daquele momento gravado e aquela equipa deu-me a possibilidade de chegar até vós para que percebam que mesmo depois de uma enorme tempestade cinzenta é possível ver o sol brilhar com tanta força que o nosso coração se torna incrivelmente leve.
Quando comecei esta minha caminhada sonhava com as palestras da Ashley Graham para a TEDx, sonho ainda hoje um dia poder falar com centenas de pessoas assim como ela o fez, amava poder um dia encher uma sala com a nossa energia, poder abraçar cada um(a) para que sentissem o quanto somos fortes independentemente das dificuldades da vida ou das diferenças corporais.
Um dia, talvez eu consiga. Talvez um dia passaremos a abraços fortes e energizantes em vez de palavras.
Aquela equipa realizou um passo dos meus sonhos, permitiu-me chegar a centenas, milhares de pessoas que só precisavam de uma referência que as entendesse, que as "ouvisse", esta equipa deixou-me ser quem sou, no meu eu mais genuíno, mais transparente, sem exigências ou textos feitos, sem maquilhagem nem poses estudadas. Esta equipa abraçou-me como se abraça um amigo que acabou de chegar de uma longa e vivida jornada. Esta equipa aqueceu o meu coração e mostrou-me que respeitar a minha pessoa sempre foi a prioridade.
A eles, a cada um deles, que viu as feridas, as lágrimas, o sorriso e a leveza da minha alma o meu gigante e eterno obrigado pela oportunidade que me deram em chegar até tanta gente que só precisa de um raio de sol e de um "ouvido" que não critique e apenas entenda com o respeito que merecem.

A TODOS vocês.
Podem não acreditar, mas cada gesto, palavra cheios de carinho da vossa parte me enche o coração, me emociona.
Desculpem se ainda não cheguei ao vosso email, comentário, partilha. Prometo responder a tudo, mas acreditem que não tem sido fácil. O mundo precisa de mais "ouvidos", menos julgamentos e eu dei-me ainda mais conta disso depois de ver a quantidade de pessoas que querem apenas desabafar.

Um dia eu andei com a solidão como companhia.
Hoje eu tenho um mundo na alma que é tão leve e tão preenchida ao mesmo tempo. A vida é um puzzle e o meu tem peças fantásticas no sítio certo. A vida pode mesmo acabar numa qualquer esquina, mas direi sempre que valeu muito a pena. Sem mas. Sem "apesar de". Não. Não direi nada disso. Direi apenas "Foda-se, valeu a pena!"

Eu sei que hoje joga Portugal, eu sei que o futebol sempre foi uma das grandes paixões do povo português, mas não deixem de dar a importância merecida a este programa que nos brinda hoje pelas 20h50 na SIC.

7 comentários:

  1. Linda. Por dentro e por fora. :)

    ResponderEliminar
  2. Inês14.6.16

    Sou uma das que descobriu o seu blog através do programa. A Ana e uma verdadeira inspiração! Muitos parabéns e um grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Ana,

    Só me apetece chamar-te assim porque eu própria também já sofri esse estigma. Até mesmo a minha "sogra" já me tem criticado por ter peso a mais. Quem é ela para o fazer?! Ela, que nem sequer trabalha e vive à custa de uma pensão de alimentos do ex-marido? E não trabalha porque, quando era jovem, deixou o emprego e viveu sempre às custas dele e só se preocupava com as roupas e se estava ou não elegante!Hoje, já velha, só se preocupa com a aparência e tem muito orgulho na sua magreza! Olha, sabes o que me apetece dizer-lhe: Vá-se foder!

    ResponderEliminar
  4. Foi assim que aqui vim parar :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19.6.16

    Eu conheci antes o blog e deixei um comentário. É interessante que achei que o blog e a sua forma de escrever sobre este assunto tinha algo de diferente, não me enganei, e por isso tem colhido tão bons frutos! Acredito que muitos leitores seguem o blog não só por vestirem o mesmo numero. É muito bonita, talentosa e parece-me que muito e bem amada. Bjinho terno e tudo de bom,
    Raquel

    ResponderEliminar
  6. Não pude ver minha linda! Estava de férias no Chipre e não consegui acompanhar o programa! Mas sabes que te admiro e que admiro toda a tua coragem! És única e mulheres como tu fazem muita falta a este mundo! =)
    Um beijinho muito grande da minha parte.

    ResponderEliminar
  7. Tudo o que tu disseste, tudo o que tu és inspira muita gente. Acredita em ti! Podes não mudar o mundo inteiro, mas já temos certeza absoluta que mudaste o mundo de muita gente! Parabéns e continua a ser quem és! Muito obrigado por tudo o que partilhaste, podemos garantir-te que mudaste um pouco mais o nosso mundo. Tornaste-o mais bonito! :D

    ResponderEliminar

Please feel welcome!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...