Just because...


Il y a des jours où j’ai envie d’écrire ici, sans ponctuation, sans explications, sans raisons apparentes… juste parce que! Mais je respire bien, je me calme et je conclus que ça ne vaut pas la peine.
Oui, parfois je laisse tomber la société.

Mais aujourd'hui, aujourd'hui j’ai envie d’écrire et pourquoi? Juste parce que. Je devais pas traduire ce texte, tout simplement parce que l’évènement qui m’a fait penser à tout ça vient d’une actrice brésilienne qui n’est pas connue dans les pays francophones.

Je ne comprends pas et je ne sais même pas si je veux comprendre. Qui? Quoi? L'attitude, les mots de l'actrice Betty Faria.
Pour ceux qui sont au Portugal ou au Brésil vous avez certainement lu l’interview qu’elle vient de donner et où elle dit "Je ne veux pas être une vielle grosse, je sens de la répugnance envers les femmes grosses."
Je l'ai lu cet interview, et la seule chose qui m'a bloqué, ce n’est pas le fait qu’elle parle des grosses, car des femmes grosses y en a beaucoup et j’en fais partie.
Ce qui m’a brisé le cœur, on dirait que je venais d’être poignardée c’est le mot « répugnance » - Oui, R.É.P.U.G.N.A.N.C.E !!!

Comment un être humain peut ressentir de la répugnance envers quelque chose ou quelqu'un simplement parce que ça ne rentre pas dans notre définition de beauté?!
Comment? Comment peut-on utiliser un mot tellement négatif pour définir un sentiment envers quelqu'un qui est juste différent?!

Je ne suis pas du tout une sainte, il y a des gens que je ne trouve pas beaux physiquement, que je trouve mal habillés et parfois même vulgaires, mais il est tellement rare que je me prête à ce jugement, et puis ce n’est que mon avis, un avis qui n’est pas une vérité absolue vu que ça ne regarde que moi. Et en plus, quand je vois quelque chose qui n’est pas à mon goût je me tais et j’avance,  je ne vais pas crier à voix haute ce que je pense en espérant que les autres se sentent mal.
C’est quoi l’objectif de ces gens avec des propos méchants? Rabaisser les autres?
Les gens ne comprennent pas à quel point ils peuvent influencer le bien-être des autres?! Est-ce qu’un jour cette société pourra comprendre combien les mots peuvent blesser?

Je suis fatiguée, fatiguée de gens comme ça. Fatiguée de gens qui apparaissent uniquement pour commenter quand ils n’aiment pas, et en plus des commentaires vraiment irrespectueux. En fait, pour eux être poli ne gère pas de buzz, ne les rend pas « connus ». Vous connaissez l’expression anglaise «Pussy » ? Voilà, ces gens c’est comme ça qu’ils voient les gens polis, qui donnent leur avis, même si négatif, poliment, où le respect est présent.

Parfois, je trouve que pour cette société de préjugés être gros au jour d’aujourd’hui c’est la même chose qu’un lépreux il y a quelques siècles en arrière. Toujours mis de côtés et un peu « les malades de la société actuelle ».

Si on vous demande pas votre avis dans la rue, vous insistez aussi à le donner ? Avec le même manque de respect et agression que sur les réseaux sociaux ?

Quand je serai vieille je ne veux qu’une bonne santé, de la liberté, de la sagesse et respecter les autres.

Parce qu'aujourd’hui, je veux juste être différente et continuer à être fatiguée de cette société de préjugés...

Il y aurait beaucoup à dire/écrire, mais... je me sen(tai)s fatiguée de tous ces préjugés!

***

Há dias em que eu me apetecia escrever aqui, sem pontuação, sem explicações e só porque sim. Mas depois acalmo-me e penso que não vale a pena. Sim, às vezes também desisto da sociedade.

Mas hoje, hoje apetece-me e porquê? Só porque sim. Não vou traduzir este texto, não me apetece. E também porque o que originou este meu desabafo foi uma atitude de alguém que nem sequer é conhecido do grande público de língua francesa.

Não entendo e nem sei sequer se quero entender. Quem? O quê? A atitude, as palavras da actriz Betty Faria.
Já todos devem ter lido por aí quando ela se lembrou de dizer "que tem repulsa por Mulheres gordas".
Li isto e a única coisa que me bloqueou não foi o ela falar de gordas, elas andam aí e eu sou uma delas. Aquilo que me entrou como uma facada pelo coração a dentro foi a palavra "repulsa". Sim, R.E.P.U.L.S.A !!!

Como é que um ser humano pode sentir repulsa por algo ou alguém pelo simples facto de ser diferente?!
Como? Como é que alguém pode usar palavra tão negativa para definir um sentimento em relação a alguém que é simplesmente diferente?!

Eu não sou santa nenhuma, existem pessoas que eu acho feias, que eu acho mal vestidas e às vezes até vulgares, mas é tão raro dar-me ao julgamento porque é uma opinião minha, um julgamento que é apenas meu e que difere de pessoa para pessoa. E mais, quando vejo algo que não é do meu agrado não ando para aí a gritar ao mundo na esperança de fazer com que os outros se sintam mal.
Qual é a necessidade desta gente de ser má? De rebaixar os outros?
Será que as pessoas não entendem o quanto podem influenciar o bem-estar dos outros?! Será que esta sociedade nunca entenderá o quanto as palavras podem magoar?

Estou cansada, cansada de gente assim. Cansada de gente que só aparece para comentar quando não lhes agrada mas nem sequer é dando a sua opinião educadamente, não, nada disso. É que ser educado não causa furor, não causa alarido. Ser educado é para os "conas".

Às vezes acho que ser gorda é para a sociedade preconceituosa o mesmo que ser leproso há uns séculos atrás.

Quando não vos pedem opinião na rua também a dão? E com a agressividade que mostram nas redes sociais?

Quando for velha quero ter saúde, liberdade, sabedoria e respeito pelos outros.
Porque hoje em dia só quero ser eu, diferente e cansada desta sociedade...

Haveria tanto para dizer, escrever mas... Cans(ei)o-me de tantos preconceitos!

3 comentários:

  1. E logo a Betty Faria...esquece-se facilmente das "figuras" que faz. Mas sim, tens tanta razão nestas tuas palavras....e o mal está mesmo nas pessoas que as dizem escondidas atrás de um ecran......
    Olha....JE SUIS GORDA!!!!!! :D
    Beijo na tua alma!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei abismada quando li em todo o lado que ela disse que sentia Repulsa. Concordo contigo, Repulsa é demasiado feio. Como se as mulheres gordas lhe metessem nojo. É muito triste, felizmente tenho auto-estima suficiente para não me deixar ir a baixo com essa afirmação, mas houve certamente muitas pessoas que ficaram sentidas.

    ResponderEliminar
  3. No outro dia vi esta notícia e comentei assim: "Cada uma gosta do que quer. Ela dizer isso, é o mesmo (e tão errado ou legítimo quanto) nós mais gordinhas dizermos que as modelos esqueléticas são demasiado magras e precisam comer um hamburguer... esses comentários são tão ou mais depreciativos, mas como é "contra" as pessoas magras, já ninguém se importa tanto xD"

    Isto quer queiramos quer não, é verdade. Chamar alguém de "esquelética" não tem o mesmo peso que chamar de "gorda", mas a sociedade assim está construída e acredito que para quem seja magra e não consiga mesmo ganhar peso (por questões de genética ou seja o q for), seja tão mau nós dizermos isso, como ao contrário. Eu confesso que já o fiz (dizer essas coisas), e deixei de fazer.

    Mas sim, apesar de tudo, a Betty foi bruta nas palavras. "Repulsa" é mau de se usar seja em que contexto for, em relação a pessoas gordas ou outras quaisquer...

    De facto acho que devíamos parar de nos preocupar tanto com o corpo dos outros... e começarmos a olhar para dentro!

    ResponderEliminar

Feel welcome!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...