The Journey


Il y a quelques jours déjà j'ai reçu un commentaire me proposant un défi afin de maigrir.
Et là je me suis dit qu'il était temps qu'on soit bien clairs à propos de mon blog. JE NE CHERCHE PAS de miracles, je ne FAIS PAS DE RÉGIMES et je suis très bien avec la personne que je suis, avec mes choix et avec mon corps.
Comme j'ai donné une interview à un magasine de lifestyle/ fitness il y a déjà quelques semaines, j'ai pensé la traduire pour que tout soit bien clair et partager un petit peu plus avec vous à propos de ma personne et surtout d'où je viens et comment je vis.
Donc, ARRÊTEZ de me parler de mon poids car je vis très bien avec mon corps et avec qui je suis! Merci!

Há já alguns dias, recebi um comentário em que me propunham um desafio para perder peso. E naquele momento pensei que estava na hora de ser muito clara sobre o meu blog. EU NAO PROCURO milagres, eu não FAçO REGIMES ALIMENTARES e eu estou muito bem com a pessoa que sou e com as escolhas que faço em relação ao meu corpo.
Como dei uma entrevista para a revista InShape há já algumas semana, pensei em partilhá-la aqui para que tudo fique bem claro et para partilhar um bocadinho mais de mim convosco e sobretudo para que saibam de onde venho e como vivo.
Por isso, PAREM de falar sobre o meu peso, pois vivo muito bem com o meu corpo e com quem sou!
Obrigada!

Ana, qu'est-ce qui t'a donné envie de changer?
La seule réponse que je peux te donner, c'est que la seule chose qui m'a fait dire "ça suffit" ça a été le moment où je me sentais morte, sans vie, m'avoir rendue compte que je m'étais isolé du monde littéralement et voir ma famille souffrir en voyant une maman et épouse sans vie.
Combien pesais-tu au début de ta transformation, combien pèses-tu maintenant et combien souhaites-tu peser?
Quand j'ai décidé mettre un point final à mon état chaotique (et ici il faut crier bien haut que je ne parle pas de mon état physique) je pesais 136kg et200gr, en ce moment je pése 92kg et 600gr. Quand tu me demandes le poids que je souhaite obtenir, je te répond que je ne souhaite pas.
Honnêtement je suis arrivée à un moment dans ma vie où les numeros n'ont aucune importance.
Je veux continuer avec mon style de vie, profiter des miens et faire ce que j'aime.
Je sais que je continuerai à maigrir jusque quand et combien ça, il n'y a que le temps qui le dira.La seule certitude que j'ai c'est que je suis dans le chemin que j'ai choisi pour moi.
Quel changement mental s'est développé jusqu'à ce que t'adopte un style de vie sain comme celui que t'as aujourd'hui?
ça a été le PLUS GRAND changement, après tant d'années à lutter contre le monde, contre moi-même, j'ai compris que seulement moi pouvait tout contrôler dans ma vie.
Ce changement ne m'a pas seulement appris à faire des choix alimentaires, j'ai appris à être moi, à vivre et à contrôler la seule chose qui est vraiment à moi, MA VIE! Et à arrêter de me (dé)construire à partir des critiques des autres.
C'est quand j'ai supprimé de ma tête l'image d'une “Ana, grosse, faible, monstre” que j'ai pu adopter cette vie saine. Et j'ai eu des résultats, je continue à en avoir. 
Raconte nous un peu de ta journée
Maintenant que je suis sans emploi, ma journée commence vers 6:30, je réveille mes enfants, je leur prépare le petit-déjeuner et quand ils partent à l'école je prend mon sac de gym et je m'en vais profiter du silence, du calme et de la bonne énergie du matin de la salle de fitness et je fais ce que j'aime. (Oui, je suis grosse mais je pratique beaucoup d'activités physiques et j'aime ça.)
L'après-midi je m'occupe de mon petit chez moi, une bonne musique et faire les tâches habituelles, je dois dire que je marche beaucoup. Je vais PARTOUT à pied quand je suis seule, il m'est arrivé de faire 16km par jour pendant des mois, tous les jours.
Je le fait parce que ça me fait du bien, parce que j'aime ahhh et parce que je n'ai pas le permis de conduire. Quand les enfants arrivent, je profite de leur présence et pendant les belles journées, vu que j'habite au milieu des montagnes, nous profitons pour faire de belles et longues promenades.
Comment est ton planning d'entraînement?
Mon entraînement quoi qu'il soit, commence toujours par de la marche sur le tapis sans stress pendant 6 à 8 minutes.Comme chaque lundi je commence par l'entraînement "poids" je vous raconte cet entraînement là.
Après le tapis, je fais le circuit suivant (c'est le circuit que je fais depuis un mois et demi), mais ça changer +/- tous les mois (surtout le numéro de répétitions et les poids):
4 Séries, 12 répétitions avec une minute/ 1.30m de récupération entre les séries.
Leg Press – 90kg
Vertical Tr – 42.5kg
Chest Press – je commence à 35kg mais parfois je sois passer à 30kg
Squats – avec la barre et 10kg de chaque côté
Low Row – 25kg
Biceps – polie haute 10 kg
Triceps – polie haute 10kg
Et je termine par le plus dur, qui me fait transpirer et me fait sentir une héroïne à la fin de l'entraînement: Tapis avec 4,5% de pente pendant 30 secondes en alternant de la course à une vitesse de 8km/h avec 30 secondes de marche a 5km/h.
Je fais cet "ensemble" (course/marche) 4 fois sans m'arrêter. Après, pour récupérer je fais une minute de marche et je répète "l'ensemble" trois fois de plus. ça ne dure que 8 minutes mais ce sont 8 minutes de pur effort.
Explique mois comment s'est passée ta première semaine de changements alimentaires et ton premier jour d'exercice physique.
La première semaine de changements alimentaires honnêtement ça a été très simple, parce que c'étaient des choix sains et le choix e dépendait que de moi, ce n'était pas un régime où tout est interdit et nous fait sentir coupables quand on "sort de la ligne". 
En fait je n'ai jamais été quelqu'un qui aime les boissons gazeuses, manger des graisses visibles etc... Mon problème a toujours été les quantités, qu'à certains moments de ma vie, où le désespoir et l'anxiété étaient présents et me poussaient à manger sans réussir à me contrôler.
En ce qui concerne l'exercice physique c'était différent. J'avais choisi la meilleure salle de fitness, comme j'avais rêvé, je me sentais super motivée et soutenue mais, comme j'avais pratiqué beaucoup de sport avant d'être Maman, football, fitness et arts martiaux mais revenir au fitness tant d'années sans rien faire, gérer la frustrations de ne même pas réussir à courir sur le tapis, de ne pas réussir à me lever sur un vélo pendant un cours, ça a été difficile, très. Je me souviens de sortir d'un cours de rpm et fondre en larmes dans les bras d'un entraîneur.
Décris-nous un jour de ton alimentation:
Normalement j'ai une heure de "libre" entre le réveil et l'heure à laquelle je pars au fitness. 
Comme je ne suis pas capable de m'entraîner sans manger avant et je ne vois pas non plus l'intérêt, ce que je fais c'est un jus de fruits avec peu d'eau pour avoir plus de pulpe.
Je mélange dans un robot de cuisine, des fraises, papaye, mangue, orange, en fait, j'utilise ce que j'ai à la maison à ce moment-là, avec un peu d'eau. Tout sans mesures et sans stress. Je bois ça et quelques minutes après je suis prête pour ma journée. 
Après l'entraînement, je prends 20 minutes en marchant pour arriver à la maison. Et dès que j'arrive je mange, et à ce repas là je change beaucoup! Je peux manger un bowlcake que je prépare avec de l'avoine, porridge, un pain noir avec des noix, des oeufs battus avec du jambon, une papaye avec de l'yaourt et des graines de lin cassées… honnêtement je mange ce dont j'ai envie en sachant quelles sont mes nécessités à ce moment là.
Pendant ma journée je ne mange jamais deux plats de viande, à la maison on fait au maximum trois repas de viande par semaine. En fait, si on mange de la viande à midi pour le soir ce ne sera jamais la même chose. Et cela, avec la viande et le poisson.
Les pâtes, le riz c'est toujours des aliments complets. Pendant l'après-midi je mange au maximum deux petits goûters, normalement un petit fromage (les fameux triangles) ou quelques tranches de fromage léger, une gelatine, un yaourt, une pomme/pruneau/poire toujours accompagnés de quelques noix ou noisettes ou amandes.
Pendant la journée je bois entre 2L à 3L, sachant que 1.5L je bois pendant la matinée pendant le sport.
Pour dîner un bol de brocolis cuits ou cuits avec un peu d'huile d'olive et ail, une salade avec des pignons, tomate, salade ou des soupes légères avec des petites branches d'épinards ou autre légume. 
Étant un enfant obèse ça t'a laissé des blessures psychologiques?
Celle-ci est probablement la question la plus difficile à gérer, parce que je le sais aujourd'hui, que l'origine de mon poids excessif à été à cette époque de ma vie. Et aussi étrange que ça puisse paraître ce n'étaient pas les "personnes de l'extérieur" qui me "dérangeaient", le problème était sous mon toit et venait de ceux que soit disant devaient nous éduquer et protéger. 
Je sais que j'ai commencé à me haïr, littéralement quand j'avais 8/9 ans. Je me souviens d'être appelée baleine, monstre quand je courrais dans la maison pour jouer comme n'importe quel enfant. Quand j'ai eu mes 12/13 ans je fessai le possible et l'impossible pour cacher, blesser le corps de cette fille qui se transformait en femme. J'haïssais tellement mon corps que je passais ma vie à me comporter, m'habiller comme un garçon. Encore aujourd'hui quand je croise des gens que j'ai connu à cette époque là, tout le monde me dit que j'étais une vraie "bête isolée" (mon présent ne garde pas beaucoup de gens de cette époque. C'est ce que je dit, l'équilibre nous apprend à éloigner tout ce qui est négatif dans notre vie). Avec les années je rejetais et punissais mon corps pour qu'il soit de plus en plus moche ayant comme objectif donner raison à ce père qui utilisait tous les moyens pour détruire l'image de cette fille. Vu que je suis sortie de chez eux à 16 ans et ayant vécu beaucoup de difficultés, j'ai maigri et je suis arrivée à 69.700kg que j'ai eu jusqu'à mes 18 ans. C'est à 19 ans que je grossi à nouveau avec ma première grossesse.
Comment est-ce que tu gères ton nouveau style de vie?
Il existe une idée pré-conçue que changer des routines est super difficile. Mais ce n'est que ça, une idée, qui est fausse.
Vu que j'ai un mari mince et super habitué à une gastronomie pas très saine, j'avais un peu peur de m'acheter une guerre. Mais non!
Mon mari a bien accepté d'adopter des choix plus sains, lui par exemple a arrêter de boire de l'alcool. À la maison, on a décidé de diminuer la consommation de viande, par exemple. Le mari a commencé a aimer les tomates et d'autres légumes. Les enfants ont toujours été habitués à de belles et saines couleurs à table.
Comment était ta relation avec le miroir avant cette perte de poids?
Avant cette aventure de changement, il n'y avait pas de relation avec le miroir, tout simplement. Je n'avais que des miroirs dans la salle de bain, où on arrivait pas à voir tout le corps. Personne ne me croit que quand j'étais "obligée" à sortir de la maison je me maquillais (très peu) en utilisant le miroir de la voiture car je ne voyais pas mon corps. Mais je peux les comprendre, car en me regardant maintenant les gens croient que j'ai toujours eu une bonne relation avec mon image sur un miroir, mais ce n'est pas le cas.
Et comment est ta relation avec ton corps aujourd'hui?
Je veux juste vivre, c'est cette envie qui m'a menée jusqu'ici, a cette magnifique étape de ma vie, où j'accepte avec beaucoup de fierté qui je suis. 
Les gens confondent la plupart du temps l'idée d’accepter qui nous sommes avec l'idée de se laisser aller et honnêtement ce n'est pas du tout la même chose.
J'ai passé des mois, des années fermée à la maison, chaque fois que mon mari me demandait de sortir, je pleurais, il souffrait et on restait là à compter les heures jusqu'à ce que mes larmes sèchent. 
J'ai désespéré le jour où j'ai décidé de ne pas accompaner mon fils du milieu à son premier jour à la plage. J'ai pleuré tellement, j'avais mal au coeur, mais même habillée je n'arrivai pas à être à côté des gens.
Un jour, j'ai dit probablement le mot que mon mari attendait depuis des années, "aide-moi". Il m'a aidé. Et ça n'a pas été le fitness le premier pas. J'ai cherché de l'aider pour m'aider à résoudre cette image détruite, l’hypnothérapie à été ma meilleure amie.
À partir de ce jour là, je suis devenue quelqu'un, je voulais vivre, j'allais faire des choix mais plus jamais, vraiment plus jamais je n'accepterai perdre une seconde de ma vie.
Est-ce que tu penses qu'il faut une certaine tranquillité pour supporter ce changement?¨
Absolument! Avant d'arriver ici, je me suis tellement battue, beaucoup de gens n'arrivera même pas à l'imaginer.
J'ai essayé des médicaments, un ballon intra-gastrique qui m'a fait perdre 10kg en 3 mois mais que j'ai dû retirer en urgences vu les complications,
Une vraie bataille, pas avec mon poids, mais avec moi-même. C'est quand je me suis arrêtée, que j'ai compris que j'étais dans un cycle vicieux, avec un anxiété de fous et donc mon poids était dans un effet yo-yo.
C'était la certitude de faire les bons choix, cette sérénité dans la vie qui m'a fait connaître qui je suis, comment je marche et où je veux arriver. Sans être pressée, avec de l'amour pour la vie et des choix sans regrets.
Quel est le feedback de ta famille à propos de ton image aujourd'hui?
Quand je partage des photos c'est vraiment de la fierté, de me regarder et dire "T'as vu d'où tu viens Ana? T'as vu comment t'es vivante et t'aimes la personne que t'es devenue?" , j'aime vraiment partager car je pense que le message est important, le message de que sois-je grosse, maigre, grande ou petite, les gens ont besoin de ne pas oublier qu'on a qu'une seule vie.
Ma famille c'est ma petite tribu de cinq éléments dont je m'occupe tous les jours avec mon cœur.
Mon "mari" (nous ne sommes pas mariés) est très fière de qui je suis. Et le plus rigolo c'est qu'aujourd'hui il me dit "t'es belle, pas seulement à mes yeux, mais surtout à tes yeux aussi. Aujourd'hui je sais que tu t'aimes et c'est beau à voir". Il est sans aucun doute mon pilier.
Mes enfants se sont les plus respectueux, admiratifs que je connaisse. Ce sont des enfants curieux et qui vivent très bien avec les différences des autres.
J'entend des mots de leur bouche que j’espère qu'ils n'oubliront jamais. Tu sais ce que j'aime le plus chez eux? C'est la façon dont ils me définissent. Chez nous, on parle beaucoup et pendant un jeu qu'on à fait à table, chacun devait dire un mot pour définir l'autre. Mon mari m'a définit avec le mot "battante" et mes enfants avec les mots "heureuse" et "intelligente".
Qu'est qui est le plus important pour toi? Le parcours ou le poids final?
Je crois que chacun de nous devrait d'abord comprendre qu'est-ce qui va pas chez nous, qu'est-ce qui nous rend malheureux avant de dire "quand je serai mince je serai heureuse", c'est pas vrai. J'ai déjà été beaucoup plus mince et ça n'a JAMAIS été mon corps qui me rendait plus ou moins heureuse.
Voilà pourquoi pour moi le parcours, l'apprentissage, le travail qu'on fait c'est ma base pour continuer à vivre, à être heureuse et à atteindre mes objectifs dans tous les domaines.
Quel message t'aimerais laisser aux lecteurs de InShape qui sont encore dans le processus de transformation?
Le message que j'essaie toujours de passer c'est qu'on est pas des machines, on est pas qu'un corps et on sera toujours TOUS différents.
ça ne sert à rien de passer votre vie isolés ou malheureux parce que quelqu'un vous trouve différent ou de mauvaise santé.
Qui se permet des jugements comme ça ne mérite pas qu'on les écoute, ce sont des gens qui ne vous respectent pas, qui ne respectent pas l'être humain car on est TOUS différents. Regardez d'abord au tour de vous et comprenez qui vous êtes. Qu'est-ce qui ne va pas? Comment pouvez-vous améliorer ce qui n'e va pas? Éloignez-vous de tout ce qui est négatif et mettez un point final en ceux qui vous font du mal.
Levez la tête et même si vous n'acceptez pas qui vous êtes, travaillez, travaillez beaucoup en vous et vous verrez qu'être en paix avec soi-même, avec la vie ce n'est pas un synonyme de se laisser aller.
C'est seulement un grand pas d'une longue aventure avec vous-mêmes, oú vous trouverez une force que vous ne saviez même pas q'elle existait. Cette force c'est TOI, parce que nous sommes tellement forts quand nous aimons qui nous sommes.

** PT **



Ana, o que despoletou o desejo de mudar fisicamente?
A única resposta que te consigo dar é que a única coisa que me fez dizer “basta” foi o sentir-me morta, o ter deixado de viver, o isolar-me do mundo literalmente e ver a minha família sofrer por ter uma mãe e uma esposa sem vida.
Quanto pesavas no início da transformação, quanto pesas agora e qual é o peso que desejas para ti?
Quando decidi por um ponto final no meu estado caótico (e aqui é preciso levantar a voz e dizer que não me refiro ao estado do meu fisico) estava com 136kg e 200gr, neste momento estou com 92kg e 600gr. Quando me perguntas qual o peso que desejo para mim, respondo-te que não desejo.
Honestamente cheguei a uma fase da minha vida em que os números pouco me importam.
Quero continuar com o meu estilo de vida, a aproveitar os meus e a fazer o que gosto.
Sei que continuo e continuarei a emagrecer mas até quando isso o tempo dirá. A única certeza que tenho é que estou no caminho que quero para mim.

Que mudança mental te ocorreu até adotares um estilo de vida saudável como o que tens atualmente?
Foi a minha MAIOR mudança, depois de tantos anos em luta com o mundo, comigo, percebi que só eu poderia controlar tudo na minha vida.
Esta mudança não me ensinou só a fazer escolhas alimentares, ensinou-me a ser gente, a viver e a controlar a única coisa que é realmente minha, a minha vida! E a deixar de ser(des)construída pelas criticas dos outros.
Foi quando limpei a minha cabeça daquela imagem de uma “Ana, gorda, fraca, monstro” que pude abraçar esta vida saudável. E deu resultado, continua a dar.

Explica-nos um pouco do teu dia

Agora que estou desempregada, o meu dia começa por voltas das 6:30, acordo os miúdos, preparo-lhes o pequeno-almoço e quando saem de casa eu pego no meu saco de ginásio e lá vou eu aproveitar o silêncio, calma e a boa energia de uma manhã a fazer o que gosto, seguidamente almoço.
Da parte da tarde aproveito para as lides domésticas, uma boa música e fazer as minhas tarefas, tenho que dizer que ando imenso a pé. Vou para TODO o lado a pé quando estou sozinha, cheguei a fazer 16km por dia durante meses, todos os dias.
Faço-o porque me faz bem, porque gosto e porque não tenho carta de condução.
Quando os miúdos chegam, aproveito a companhia deles e nos dias bons, visto que moro no meio das montanhas, lá vamos nós para umas longas caminhadas com ar puro.

Como é a tua rotina de treino?
O meu treino seja ele de que tipo for começa sempre por uma caminhada de 6 a 8 minutos na passadeira sem stress. Como a cada segunda-feira começo com treino de pesos.
Depois da passadeira e de já estar aquecida faço o seguinte treino (este é o que estou a fazer há um mês e meio), mas vai variando de +/- mês a mês (sobretudo o número de repetições e peso):

4 Séries, 12 repetições com 1m a 1.30m de recuperação entre séries
Leg Press – 90kg
Vertical Tr – 42.5kg
Chest Press – começo 35kg mas por vezes tenho mesmo que baixar para os 30kg
Squats – com barra e 10kg de cada lado
Low Row – 25kg
Biceps – polia alta 10 kg
Triceps – polia alta 10kg
E acabo pelo que me custa mais mas, que me faz transpirar e me faz sentir uma super heroína no fim do treino: Passadeira com 4,5% de inclinação e intercalando 30 segundos de corrida à velocidade 8km/h com 30 segundos de marcha a 5km/h.
Faço este “conjunto” (corrida/marcha) 4 vezes sem parar, depois uma caminhada de 1m para recuperar e volto ao conjunto mais três vezes. Dura apenas 8 minutos mas 8 minutos de puro esforço.

Explica-me como foi a tua primeira semana de dieta e o teu primeiro dia de exercício físico.
A primeira semana de dieta honestamente foi super simples, porque era uma dieta saudável em que eu estava a fazer escolhas e não um regime alimentar em que tudo é proibido e nos causa um sentimento de culpa se dermos um passo “fora da linha”.
É que eu nunca fui miúda de comer gorduras, refrigerantes e afins. O meu problema era mesmo as quantidades que em fases da vida onde o desespero e ansiedade marcavam presença e faziam com que comesse sem conseguir controlar.
Em relação ao exercício físico a conversa foi outra. Escolhi o melhor ginásio que alguma vez poderia imaginar, sentia-me super motivada e apoiada mas, sempre pratiquei muito desporto antes de ser Mãe, desde futebol, ginásio a artes marciais mas depois de tantos anos parada voltar ao ginásio e lidar com a frustração de não conseguir correr numa passadeira, de não me conseguir levantar e pedalar numa bicicleta durante uma aula, foi difícil, muito mesmo. Lembro-me de sair de uma aula e desatar a chorar nos braços de um professor.

Descreve-nos um dia da tua alimentação.
Por norma desde que me levanto até começar a treinar tenho uma hora de “intervalo”.
Como nunca fui capaz de treinar sem comer antes e como também não vejo necessidade, aquilo que faço é sempre um sumo de frutas com pouca água para ficar mais polpa.
Misturo num robot morangos, papaia, manga, laranja, ou seja, aquilo que tiver em casa, com um bocado de água. Tudo a olho e sem grandes stresses e bebo. Uns minutos depois estou pronta para treinar.
Depois do treino até casa demoro mais 20 minutos a andar e assim que entro vou comer, e aqui vario imenso! Pode ir de um “bolo da caneca” que preparo com aveia, papas de aveia, um pão integral com nozes, uns ovos mexidos com fiambre, uma papaia com iogurte e umas sementes de linhaça trituradas… sinceramente como aquilo que me apetece sabendo as necessidades de um pós treino de pesos.
Durante o meu dia tenho a dizer que nunca como dois pratos de carne, aqui em casa fazem-se no máximo três refeições de carne por semana. Ou seja, se ao almoço comemos carne ao jantar nunca será carne e o mesmo para o peixe.
Os acompanhamentos de massa, arroz são sempre integrais. Durante a tarde como não de 3 em 3 horas como toda a gente faz questão de dizer que deve ser. Faço aquilo que uma nutricionista me recomendou: “Coma apenas quando tem fome” e é assim que faço, no máximo como dois mini lanches durante a tarde, por norma um queijinho triângulo ou umas fatias de queijo magro, uma gelatina, um iogurte, uma maçã/ameixa/pera com nozes ou avelãs ou amêndoas.
Durante o dia vou bebendo entre 2L a 3L, sendo que 1,5L bebo durante a manhã entre treino e percursos a pé.
Para jantar uma tigela de brócolos cozidos ou salteados num fio de azeite e alho, uma salada com pinhões, tomate, alface e rúcula ou umas sopas leves todas liquidificadas com umas folhas de espinafres inteiras também são uma opção.

O facto de teres tido excesso de peso em criança deixou-te algum tipo de sequela psicológica?
Esta é provavelmente a questão mais difícil de lidar, porque sei hoje, que o meu excesso de peso teve origem nesta fase da minha vida. E por mais estranho que possa parecer não foram “as pessoas de fora” que me “incomodaram”, o problema estava mesmo dentro das quatro paredes que supostamente nos deveriam educar e proteger.
Sei que comecei a odiar-me, literalmente quando tinha uns 8/9 anos. Lembro-me de ser chamada de baleia, monstro quando corria pela casa a brincar como qualquer criança. Quando cheguei aos 12/13 anos fazia os possíveis e impossíveis para esconder e magoar o corpo de uma miúda que estava a transformar-se em mulher. Odiava tanto o meu corpo que passava a vida a comportar-me, vestir-me como um rapaz. Ainda hoje, quando cruzo pessoas que me conheceram em criança, todas dizem que era um verdadeiro “bicho-do-mato” (não guardo muita gente desta época no meu presente. Lá está, o equilíbrio ensina a afastar tudo o que é negativo da vida). Com os anos fui rejeitando o corpo e castigando-o para que fosse cada vez mais feio com o objetivo de dar razão ao pai que fazia questão de destruir a imagem daquela miúda. Tendo saído de casa aos 16 anos e tendo passado algumas dificuldades, emagreci e cheguei aos 69.700kg até aos 18 anos. Foi aos 19 anos que voltei a engordar com a minha primeira gravidez.

Como é que geres o teu novo estilo de vida?
Existe a ideia pré-concebida que mudar hábitos é super difícil. Mas não passa disso mesmo, uma ideia, errada por sinal.
Tendo um marido magro e super habituado a uma gastronomia que de saudável tem pouco, estava com receio de ter de entrar num braço de ferro. Mas não!
O marido entrou na onda de ser mais saudável, decidiu parar de consumir álcool às refeições. Aqui em casa decidiu-se diminuir o consumo de carne por exemplo. O marido passou a gostar de tomate e muitos mais legumes. Os filhos sempre foram habituados a cores bonitas à mesa.

Como era a tua relação como espelho antes da perda de peso?
Antes de entrar nesta aventura de perda de peso, não havia relação com o espelho, simplesmente não havia. Só existiam os espelhos da casa de banho, ótimo, não dava para ver o corpo inteiro. Ninguém acredita que quando era obrigada a sair de casa só me maquilhava (mesmo que pouco) no espelho do carro porque não via o meu corpo. É que olhando para mim hoje (comselfies no espelho) acham que eu sempre lidei bem com o reflexo de um espelho, mas não.

E como é a tua relação com o teu corpo hoje?
Só quero viver, foi isso que me trouxe aqui, a esta fase maravilhosa da minha vida, a aceitar quem sou.
As pessoas confundem muitas vezes o aceitar quem somos com comodismo e honestamente não é de todo a mesma coisa.
Passei meses, anos, fechada em casa, sempre que o marido pedia para sairmos eu chorava, ele sofria e ali ficávamos a contar as horas para que os meus olhos não tivessem mais lágrimas.
Desesperei no dia em que decidi não o acompanhar para o primeiro dia de praia do meu filho do meio. Chorei tanto, doía-me o coração, mas já nem vestida conseguia estar onde estivesse muita gente.
Um dia, disse a palavra que provavelmente o meu marido esperava há anos, “ajuda-me”. Ele ajudou. E não foi o ginásio o primeiro passo. Foi procurar ajuda para resolver aquela imagem destruída, a hipnoterapia foi minha parceira.
A partir daí decidi que eu era gente, eu queria viver, eu iria fazer escolhas mas nunca mais, nunca mais mesmo eu iria aceitar perder um segundo que fosse na minha vida.

Achas necessária uma determinada tranquilidade para suportar este processo?
Absolutamente! Antes de chegar aqui, foi uma luta que muitos nem conseguirão imaginar.
Desde os comprimidos para emagrecer, um balão intra gástrico que me fez perder 10kg em 3 meses mas que teve de ser retirado com urgência devido a complicações.
Foi uma grande luta, não com o peso, mas comigo mesma. E quando pus um travão, percebi que estava numa espiral infernal, numa ansiedade louca que só fazia com que o meu peso estivesse no chamado efeito yo-yo.
Foi a certeza de estar a fazer as minhas escolhas, esta serenidade para com a vida que me fez conhecer quem sou, como vou e onde quero chegar. Sem pressas, com vida e escolhas sem arrependimentos.

Como é o feedback da família e amigos à tua nova imagem?
Quando partilho fotos é mesmo por orgulho meu, por olhar para mim e dizer “Já viste de onde vens Ana? Já viste como estás viva e amas a pessoa que és?”, gosto mesmo de partilhar porque acho importante esta mensagem, a mensagem de que estou no meu caminho, seja eu gorda, magra, alta ou baixa, as pessoas precisam relembrar todos os dias que vida só há esta.
A minha família é esta tribo de 5 membros que trato todos os dias com o meu coração.
O meu “marido” tem um orgulho enorme na pessoa que sou. E, o mais engraçado é que ele diz “és linda, não só para mim, mas para ti também. Hoje em dia sei que te amas e isso é bonito de se ver”. Ele é sem dúvida um pilar meu.
Os meus filhos são das crianças mais respeitadoras, admirativas que eu conheço. São crianças curiosas e vivem super bem com as diferenças alheias. Ouço palavras da boca deles que eu espero que nunca esqueçam. Sabes o que mais gosto neles? É a maneira como me definem. Conversamos muito cá em casa e numa das brincadeiras entre nós à mesa, o jogo era dizer uma palavra que descrevesse cada um de nós. O marido definiu-me como “lutadora” e os filhos como “feliz” e “inteligente”.
O que é mais importante para ti? O percurso ou o peso final?
Acho que todos nós deveríamos perceber primeiro o que está errado connosco, o que nos deixa infelizes antes de dizer “quando for magra serei mais feliz”, é mentira. Já fui muito mais magra e NUNCA foi o meu corpo que me deixou mais ou menos feliz.
Daí o percurso, a aprendizagem, o trabalho que nele é feito ser a minha base para continuar a viver, a ser feliz e a alcançar os objetivos que quero e sei que atingirei.

Que mensagem gostarias de deixar aos leitores da InShape que estejam num processo de transformação corporal?
A mensagem que eu tento sempre passar é que não somos máquinas, não somos só um corpo e seremos sempre todos diferentes.
Não vale a pena perderem anos da vossa vida isolados ou infelizes porque alguém acha que és diferente ou pouco saudável.
Quem se permite tal julgamento não merece de todo que lhe dês ouvidos, são pessoas que não te respeitam, que não respeitam o ser humano pelo simples facto de que somos TODOS diferentes. Olha á tua volta e percebe primeiro quem és. O que está errado? Como podes “consertar” esse erro? Afasta-te de tudo o que é negativo e põe um ponto final em quem te magoa.
Levanta a cabeça e por muito que ainda não aceites quem és, trabalha, trabalha muito em ti e verás que o estar de bem contigo, de bem com a vida não é sinónimo de deixa estar assim.

É apenas o grande passo de uma longa aventura contigo mesma, em que encontrarás uma força que nem sabias que existia. Essa força és TU, porque nós somos tão fortes quando amamos a nossa essência. Olha, a ti Rute, o meu grande obrigado por este “bocadinho”. E quando for ao Algarve, prepara-te para receberes uma gorda que te admira muito, muito mesmo, não por teres um corpo de competição, mas sim, por teres sabido gerir o teu caminho e teres chegado onde querias. É aí que está a sabedoria, no chegar onde se quer, sem baixar os braços demore o tempo que demorar.


8 comentários:

  1. Anónimo8.8.15

    Que exemplo tão bonito!
    Realmente quem te vê à primeira vista não percebe que já passas te por uma grande transformação.
    Muitos Parabéns e continua a tua caminhada com muita força... Vamos estar aqui para te apoiar :)

    Beijinhos
    E.H.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida E.H.
      Por isso é que nunca mas nunca devemos julgar o presente de cada um, afinal foi o passado que o criou, e esse ninguém o viveu a não ser a própria pessoa.
      É uma aprendizagem que muitos infelizmente nunca conhecerão.

      Grande beijinho e muito obrigada <3

      Eliminar
  2. Anónimo8.8.15

    Tu és sem dúvida fenomenal! Fecha os ouvidos às críticas e às sugestões parvas e maléficas e como já te disse segue o teu caminho porque estás no caminho certo! Tivesse eu metade da tua força... És linda, altiva, inteligente e segura de ti! Os cães ladram e a caravana passa! Deixa-os ladrar um dia vão-se calar!!! Vou continuar a seguir-te em todas as redes sociais onde estás! Não desistas... Não me desapontes porque preenches sem saber um bocadinho dos meus dias que ficaram de repente com menos sentido! Parabéns e um bjinho Lili

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lili és das pessoas que possui as palavras mais bonitas de se lerem. Obrigada de coração. Obrigada a ti, que estás sempre presente, sem meias palavras e olha... prometo não abandonar o barco. Palavra de Ana.

      Um enormeeee beijinho no teu coração.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Um grande beijinho minha querida Cláudia <3

      Eliminar
  4. Algo nesta vida me fez encontrar-te... Julgava eu para te "roubar" ideias de DIY, decoração.... Mas não minha querida o que me faz ficar colada a ti é sentir que te conheço. Não temos percursos de vida iguais mas "encontro-me" nas tuas palavras. Há coisas que leio que parece que me estás a descrever... Mas não sou eu és tu! Quero um dia conseguir ter a tua garra e a tua força. Estou num processo de interiorização que algo precisa de mudar... Ainda não sei como mas quero lá chegar.
    Tudo o que desejo, de 💗, e que sejas sempre assim FELIZ 😁😘.
    Beijinhos minha linda
    Sophye Cordeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lindo Sophye. Eu faço parte daquelas pessoas que acredita piamente que ninguém se cruza por acaso.
      E eu sei que não.
      Um grande beijinho minha querida.

      Eliminar

Please feel welcome!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...